Lages, Sexta Feira, 22 de Setembro de 2017

Objetivos


O Programa tem o objetivo de proporcionar melhores condições de vida, de trabalho e fornecer conhecimento cultural aos carroceiros, favorecer o associativismo, bem como proporcionar o “bem estar animal” aos equinos utilizados na tração animal.
Busca melhorar a renda familiar, fornecer noções de cidadania e cuidados ambientais aos carroceiros. Oferece aos acadêmicos a oportunidade de aperfeiçoar o aprendizado e a aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso de graduação na prática do manejo, semiologia e da clinica de equinos.
Os equinos atendidos são submetidos a exames clínicos, controle parasitológico, exames complementares, casqueamento e ferrageamento corretivos. Nos atendimentos são distribuídos ração e sal mineral. São apresentadas palestras pelos acadêmicos prestando informações básicas a respeito dos cuidados, do manejo e alimentação destes animais, visando evitar casos de doenças e maus tratos, que possam gerar incapacidade dos animais para o trabalho.
Os acadêmicos realizam palestras abordando casos clínicos mais comuns observados durante os atendimentos favorecendo o conhecimento e raciocínio clínico. Paralelamente, é oferecido um programa de educação, recreação, noções básicas de higiene, medicina preventiva para as crianças e aos adultos, e ainda, atividades educativas sobre trânsito e cuidados ambientais a fim de torná-los cidadãos e agentes ambientais.