Lages, Sexta Feira, 17 de Novembro de 2017


Projetos de Extensão


MEDICINA EQUINA:

No Projeto de Extensão Medicina Equina os atendimentos são previamente agendados e de acordo com a ordem de chegada dos animais, são identificados por meio de resenha (foto cadastral) e número da placa. São realizados os exames clínicos, coleta de amostras de fezes para exame coproparasitológico, casqueamento e ferrageamento corretivos. Quando observadas enfermidades, ao exame físico, o tratamento e a prevenção são discutidos com os acadêmicos pelo professor coordenador. Os equinos que eventualmente apresentem afecções severas são encaminhados ao Hospital de Clínica Veterinária (HCV) CAV-UDESC, onde são triados para as aulas práticas de clínica médica de equinos e realizados atendimentos específicos. Todos os exames clínicos dos equinos são armazenados na forma de fichas e fotografados para futuras avaliações. As carroças são identificadas com placas contendo números crescentes, sendo que os equinos atendidos retornam após um período aproximado de cinco semanas. Quando identificados casos de verminose gastrointestinal os equinos retornam após 15 dias para reavaliação e se necessário administrado novo principio ativo do vermífugo. São prestadas informações sobre manejo, alimentação, prevenção de doenças e bem estar animal. Todos os exames complementares necessários, internamento e medicamentos são custeados pelo programa.

MEDICINA PREVENTIVA:

No Projeto de Extensão Medicina Preventiva com as parcerias da UNIMED de Lages, coordenado pelo Dr. Eriton de Abreu Silva e do curso de Odontologia da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), coordenado pelo Dr. Dênis Machado Caon, é realizado o acompanhamento médico e odontológico dos carroceiros e familiares, sendo também promovidas palestras que abrangem temas de medicina preventiva. Durante os atendimentos são avaliados o índice de massa corporal (IMC), controle da glicemia, hipertensão arterial, e exames citológicos para prevenção do câncer de colo uterino. Se houver a detecção de alguma afecção ou um problema maior o carroceiro é encaminhado para atendimento direto à rede pública de saúde (SUS), com pré-agendamento realizado pelo médico responsável pela ação. Os atendimentos odontológicos dos carroceiros e seus familiares são agendados pela equipe do programa Amigo do Carroceiro e por meio de triagem são encaminhados aos ambulatórios do curso de odontologia da UNIPLAC onde recebem todo apoio na profilaxia e tratamentos dentários totalmente gratuitos.

CARROCEIRO CIDADÃO:

No Projeto de Extensão Carroceiro Cidadão os carroceiros e seus familiares recebem assistência por toda equipe do programa onde são realizadas palestras informativas sobre higiene pessoal, medicina preventiva e orientação sobre cuidados ambientais. Por meio de toda a equipe do programa e da mobilização da comunidade acadêmica e sociedade lageana são realizadas ações sociais como a doações de roupas (Campanha do Agasalho), alimentos (Cestas Básicas), brinquedos (Dia da Criança e Natal) e guloseimas (Páscoa) para as crianças. No dia do Corte de Cabelo realizado com os profissionais do SENAC, é oferecido corte de cabelo inteiramente gratuito para os carroceiros e seus familiares melhorando significativamente a autoestima e oferecendo melhores condições de higiene pessoal. As ações do Projeto de Extensão Carroceiro Cidadão visam incluir essa população desfavorecida na sociedade, oferecendo melhores condições de vida.